DICA: 6 bons vinhos para apreciar durante a frente fria

De acordo com os boletins metereológicos o clima deve esfriar em todo País criando um ambiente propício para degustar um bom vinho. Confira as dicas do sommelier José Filho Anjos   


Desde a última semana as previsões do  Climatempo antecipam temperaturas que podem chegar a um frio histórico, podendo bater até os 5,7º C de 18 de maio de 1977, então registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os goianos, pouco acostumados com temperaturas tão baixas, devem aproveitar a ocasião inusitada para fazer programas diferentes e tirar o melhor do momento. 


Essa é a aposta do sommelier José Anjos Filho, que promove no dia 20 de maio, sexta-feira, o Goiânia Wine Festival, no Enne Restaurante e Adega. Estão previstas a apresentação e degustação de mais de 80 rótulos de vinhos importados e nacionais de dezenas de países. "O frio sempre atrai mais consumidores de vinho porque é uma bebida que tem essa cara de países dos extremos do globo. Eu convido a aproveitar esse momento para além de degustar, conhecer as novidades que vinícolas de todo o mundo estão trazendo", diz Anjos. 



O sommelier aproveita o contexto favorável para a degustação de vinhos e indica seis rótulos que tem tudo a ver com o clima e a frente fria que se aproxima, além de sugestões de harmonizações incríveis para completar o serviço. 




Terra D'Alter Reserva

"Em boca apresenta taninos maduros e suaves, o estágio em barrica confere um paladar correto e exuberante, este é um autêntico e espetacular alentejano reserva."

Harmonização: Carnes vermelhas, gastronomia portuguesa e ibérica.


Piuma Primitivo Di Manduria

"Cor rubi intensa, com bordas violáceas. Aromas de cereja, groselha e especiarias. Corpo médio, fácil, acidez ativa com taninos presentes."

Harmonização: carnes, massas e chocolates.


Taurus Crianza

"Em boca é intenso e bem estruturado devido a qualidade e idade dos vinhedos o que resulta em um vinho marcante, elegante e persistente."

Harmonização: Carnes vermelhas, carnes suínas, culinária ibérica, massas com molho e queijos duros.


Onde encontrar: 

Enne Restaurante e Adega 

R. 1136, 379 - St. Marista 



LUIGI BOSCA MALBEC DOC

"Vermelho violáceo profundo. Seus aromas são equilibrados, com notas de frutas vermelhas maduras e especiarias. Em boca é refrescante e volumoso, com taninos finos e agradáveis. Leve toque defumado no meio e fim de boca, com longa persistência".

Harmonização: Cortes bovinos nobres grelhados, rim de vitela, faisão e perdiz com cogumelos porcini.


VILLARD RESERVE SYRAH

Coloração violácea concentrada e luminosa. Muito clássico no nariz com amora e frutas vermelhas maduras, defumado, pimenta preta moída e terra. Encorpado, com taninos um pouco firmes. A acidez eleva o conjunto a um patamar ainda mais distinto.

Harmonização:Estufado de javali ao vinho tinto e zimbro, sobre polenta mole; Magret de pato servido com compota de cebolas; Dobradinha com feijão branco refogado à Toscana; Canela de cordeiro glaçada em especiarias doces; Queijos duros.



SAURUS BARREL FERMENTED CABERNET FRANC

Cor rubi profunda, vivo. O aroma mescla cerejas e ameixas com notas de especiarias, baunilha e tostado. Amplo, com acidez equilibrada e taninos finos que perfazem um conjunto elegante e complexo.

Harmonização: Carnes grelhadas em geral; peito de pato mal passado com molho de frutas vermelhas; cabrito assado com batatas ao alecrim.


Onde Encontrar 

Enoteca Decanter Goiânia

Adega de Vinhos Finos & Wine Bar

Avenida 85, 2002 Qd 21 Lt 16 Loja 05 - St. Marista. 


Sobre o Festival 

Pautada na perspectiva otimista do consumo de vinho em Goiânia, o Enne Restaurante e Adega ao lado da importadora Decanter vão oferecer uma noite para degustação de rótulos do Brasil, Itália, França, Espanha, Portugal, Chile, Argentina, Uruguai entre outros, além aproveitar condições exclusivas para adquirir os produtos.  


Os presentes ainda poderão desfrutar do buffet de finger food do Enne Restaurante e Adega, antigo Contemporane, que tem tradição de um dos melhores e mais refinados menus da Capital Goiana. Uma mesa completa de frios e pães de primeiríssima qualidade e apresentação impecável fica sob responsabilidade da TFT Charcutaria, além da música agradável de Tony Calaça. 


*Serviço* 

Goiânia Wine Festival 

Local: Enne Restaurante e Adega

Endereço:  R. 1136, 379 - St. Marista, Goiânia. 

20 de maio das 20h às 23h 

Mais de 80 rótulos importados e nacionais
Finger Food Enne Restaurante Adega 

Harmonização com produtos da TFT Charcutaria 

Valor: R$ 200 

Pontos de venda: 

Enne Restaurante e Adega  - 62 99601-0226 (whatsapp)

Decanter - 62 3095 3003 (whatsapp)


Patrocínio 

Saga BMW

XP Investimentos


Apoio

Água prata e água cachoeirinha. 

TFT Charcutaria 

Mãe Gourmet 

Record Goiás


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem