Arquitetura: um investimento que ajuda a otimizar custos e organizar espaços




Seja na hora de reformar ou construir, organizar ambientes residenciais ou comerciais, muitas pessoas acabam pulando etapas importantes para o sucesso de seus planos. Não é raro que, equivocadamente, entreguem as suas expectativas aos pedreiros e mestres de obras, que são profissionais importantíssimos para a execução da obra. Porém, o ideal seria, antes de qualquer contratação, e até mesmo de comprar um lote, procurar um profissional de arquitetura, que é preparado para ajudar nas decisões iniciais e para traduzir as expectativas do proprietário em uma linguagem adequada para a equipe de execução da obra.

Inverter os papéis nem sempre gera o resultado esperado e, o que antes era sonho, pode se tornar motivo de frustração, ou mesmo um pesadelo. Assim, o correto é ter um profissional de arquitetura no início do processo, antes de construir ou reformar. "A contratação do arquiteto é uma excelente forma de evitar dores de cabeça e um facilitador de tomada de decisões assertivas'', conforme aponta a arquiteta Vanessa Lacerda, que há 25 anos tem seu escritório em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Para a profissional, agraciada recentemente pelo International Property Awards, premiação comparada ao Oscar da arquitetura mundial, planejar e executar uma obra por conta própria, e sem um projeto, é um erro que pode custar caro. "Algumas pessoas acreditam que ter um arquiteto na obra implica custo elevado. Ledo engano: geralmente, essas mesmas pessoas acabam ficando à mercê de decisões erradas por falta de conhecimento, e o resultado é o gasto adicional e desnecessário com materiais, mão de obra, perda de tempo, além da possibilidade de não conseguir o resultado desejado no espaço em questão", explica a profissional.

Justamente para otimizar recursos, tempo e espaços, é tão importante o planejamento."O projeto arquitetônico é a concretização da expectativa e da demanda do cliente. O papel do arquiteto é conseguir alinhar as necessidades com as soluções técnicas, adequar os sonhos às normatizações, agregar às possibilidades soluções estéticas e funcionais, sempre considerando o planejamento financeiro do cliente. Este, por sua vez, terá no arquiteto a pessoa da sua confiança para concretizar os seus sonhos dentro da sua realidade pessoal e financeira. Seremos parceiros na empreitada", ressalta Vanessa Lacerda.

Com um bom projeto arquitetônico, o cliente conseguirá precificar a sua obra, fazer o planejamento financeiro, aliado a um cronograma temporal de obra, e, então, contratar a mão de obra necessária e adequada para tal fim. Para quem não conta com o serviço de um profissional de arquitetura qualificado, a possibilidade da obra custar muito mais que o previsto vira quase uma certeza. "A nossa função é desenvolver um projeto bem planejado para prever a quantidade certa dos materiais que serão utilizados, levando em consideração a relação custo x benefício, e, claro, evitando desperdícios. Portanto, com o uso de técnicas construtivas adequadas e pessoal qualificado, temos ainda condições de sugerir projetos inteligentes e sustentáveis", salienta a arquiteta. 

A valorização do imóvel é outra vantagem para quem decide contar com os serviços de um profissional de arquitetura. "Imóveis concebidos sob o olhar do profissional de arquitetura costumam encantar por sua beleza e funcionalidade. Espaços bem aproveitados, funcionais, aconchegantes, e ainda dotados de estética e requinte, fazem parte dos itens que valorizam os imóveis. Montar esse quebra-cabeça é o nosso trabalho", brinca Vanessa.

Destaque

O escritório da Vanessa Lacerda, que conta com arquitetos associados, estagiários de Arquitetura e uma equipe voltada para a gestão, é referência no Vetor Norte de Belo Horizonte. Sediado em Pedro Leopoldo, cidade da Região Metropolitana da capital mineira, o negócio alcançou projeção mundial recentemente com a premiação do International Property Awards. A conquista foi com o projeto "Experiência da Jaguara", que recebeu o 5 Stars para Projetos Arquitetônicos Unifamiliares no Brasil.

Acompanhe a arquiteta Vanessa Lacerda no Instagram: @vanessalacerdaarquitetos  

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem