SUV da Ranger, Ford Everest tem chances no Brasil?

 

Principal representante da Ford no segmento de SUVs sobre chassi em mercados da Ásia, África e Oceania, o Everest acaba de desembarcar em mais um mercado, desta vez a Argentina. Vendido no país vizinho apenas na versão Titanium, topo de linha, o modelo derivado da Ranger abriu ainda mais as especulações de que poderia chegar também ao mercado brasileiro, mas há um impedimento.

Ao contrário das demais opções do segmento, o Ford Everest não oferece motorização a diesel na Argentina. O SUV, que chegará importado da Tailândia ao menos inicialmente, é sempre equipado com um motor 2.3 EcoBoost turbo a gasolina, que desenvolve 300 cv de potência e 45,5 kgfm de torque, conjunto acoplado a uma transmissão automática de 10 marchas e tração 4×4 com caixa de redução divorciada.


No mercado argentino, a Ford declara consumo urbano de 8,3 km/l, rodoviário de 13 km/l e média combinada de 10,7 km/l. Na prática, o conjunto foge do padrão tradicional adotado pelos concorrentes diretos, como o Toyota SW4, que usa um motor 2.8 turbodiesel, e o Chevrolet Trailblazer, também com motor 2.8 turbodiesel.

Estes pontos, entretanto, não decretam ou não o futuro do Everest por aqui. Como se sabe, a Ford levou um grupo de jornalistas brasileiros para avaliar o modelo na Argentina, no mês passado, durante o evento de lançamento da picape F-150 Tremor. Ainda que a marca tenha dito que era somente uma ”experimentação” de produto, nada impede de o teste ter feito parte de uma avaliação para saber a opinião da mídia especializada sobre o modelo.



Ford Everest é lançado na Argentina

Foto de: Ford



Ford Everest é lançado na Argentina

Foto de: Ford

Corrobora com isso também, como apontado por Rods Fernandes, repórter do Motor1.com Brasil que andou no SUV durante sua apresentação na Argentina, a central multimídia SYNC 4 com tela de 12″ e o painel de instrumentos do Everest já tinham a opção para configurar a linguagem do sistema em português brasileiro nas unidades de teste presentes ao evento. 

Ventila-se ainda a ideia de produzir o SUV na Argentina, na mesma linha de montagem da Ranger em General Pacheco (ARG), algo que pode ocorrer em um segundo momento no país. O Everest já compartilha do mesmo, chassi, transmissão e vários componentes com a picape já fabricada por lá, faltaria apenas o motor a diesel. A picape hoje dispõe das opções 2.0 ou 3.0 V6, ambas turbodiesel. Até lá, teremos que esperar a decisão da Ford sobre o modelo.



Motor1

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